top of page
  • Foto do escritorContato Condominios

Aplicativo de condomínio: o que já é possível fazer pelo celular

Gestores atentos às novas tendências já aderiram aos aplicativos de condomínio. A solução é uma forma de agilizar procedimentos do dia a dia que antes tomavam tempo do síndico. Emissão de boletos? O app oferece. Convocação para assembleia? É possível também fazer pelo celular.


Em geral, o condômino precisa apenas de um smartphone e conhecimento básico para baixar e instalar o programa. A partir daí, os avisos em papel se tornam menos necessários e a comunicação entre a administração e os moradores fica mais ágil.


Apesar da comodidade, no entanto, tem todos os aplicativos são iguais. Alguns são restritos à emissão de segunda vida da taxa condominial, por exemplo. Já outros trazem um resumo completo das contas do condomínio e até notificação para notícias importantes.


Veja, a seguir, 6 coisas que já podem ser realizadas em um bom aplicativo para condomínio.





1. Função de 2ª via de boletos


A função mais básica de um aplicativo de condomínio é a emissão de boletos. Em vez de ter que ir à administradora ou trocar e-mails com o síndico, o condômino pode usar o aplicativo para gerar um PDF ou apenas obter o código de barras para pagamento. Dessa maneira, tanto o morador ganha uma maneira mais cômoda para pagar quanto a administração garante menor possibilidade de inadimplência.


2. Área de avisos e circulares


O aplicativo de condomínio pode substituir os aviso e circulares comumente exibidos no elevador. Essa função permite que o morador fique sabendo de uma novidade como período de dedetização ou eventual falta de água sem que, necessariamente, tenha visto um papel colado na parede.


Nos melhores apps, há ainda recurso de notificação para garantir que um alerta importante não deixará de ser lido por todos. Em tempos de pandemia, o aviso pelo smartphone pode ser essencial para informar aquele condômino que se mantém em isolamento e não costuma sair.





3. Convocação para assembleias


Além de avisos do dia a dia, o aplicativo pode ser um importante aliado para convocar assembleias. Com a função de notificação, o morador pode ser avisado quando há uma nova reunião marcada, assim como receber alertas próximos aos horários de convocação.


Além disso, se a assembleia for virtual, o aplicativo pode divulgar o link de acesso e garantir mais presença. No final da reunião, também é possível disponibilizar a ata para baixar no celular.


4. Download do Regimento Interno e da Convenção


Além do edital e da ata de assembleias, o aplicativo pode oferecer o download de outros documentos importantes. É o caso, por exemplo, do Regimento Interno e da Convenção do condomínio.


Nesse caso, alguém que acabou de se mudar pode ficar por dentro das regras com maior facilidade, sem depender que o síndico ou administrador lhe entreguem um documento em mãos. Isso sem falar na comodidade para consultar os documentos rapidamente em caso de disputa.





5. Reservas de espaços


O aplicativo de condomínio também facilita o trabalho da portaria com o agendamento de espaços de lazer. Em condomínios com muitos moradores, é comum que porteiros fiquem sobrecarregados com o controle de uso, por exemplo, de quadras de esporte, salões de festa e churrasqueira.


Na pandemia, até a piscina passou a ser agendada, aumentando ainda mais a carga de trabalho. Dessa maneira, o agendamento automático pelo celular permite que o próprio morador se organize de acordo com as regras do condomínio.


6. Extratos financeiros e de débitos


Nos melhores de aplicativos de condomínio, o morador também pode obter diversas informações financeiras úteis. É possível, por exemplo, visualizar o balancete administrativo para entender como andam as contas gerais. Além disso, alguns apps permitem gerar um demonstrativo de débitos do condômino.


A função, dessa forma, é útil também para o dono que aluga o imóvel. Pelo aplicativo, ele pode saber, por exemplo, se a taxa de condomínio está sendo paga sem ter que consultar nem a administração nem o inquilino.

Kommentare


Die Kommentarfunktion wurde abgeschaltet.
bottom of page