top of page
  • Foto do escritorContato Condominios

Verão 2020: é possível se contaminar com coronavírus na piscina?

Com a chegada do verão, o aumento na busca pela piscina é inevitável. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, as temperaturas no estado do Pará este ano podem chegar a 38°, acendendo o alerta nos condomínios para tomar precauções com o objetivo de diminuir os riscos de contaminação pelo coronavírus.


Embora não existam evidências científicas de que a doença possa ser transmitida pela água de praias e piscinas, alguns cuidados são essenciais para garantir a segurança e a saúde dos banhistas. Veja, a seguir, cuidados essenciais que se deve tomar para aproveitar a piscina neste verão.




1. Limpeza de corrimão, escadas e laterais de piscinas


Ainda que a água não seja o maior problema para os banhistas, outros meios de transmissão da doença seguem representando perigos àqueles que optam pela piscina do condomínio nos dias de calor.


Por isso, a limpeza periódica de superfícies como o corrimão, escada e bordas laterais é indispensável para mitigar os riscos de infecção entre pessoas potencialmente infectadas que possam ter utilizado a piscina antes.




2. Limitação de banhistas ou divisão por faixas de horários entre apartamentos


Evitar aglomerações e contato direto com pessoas de fora do convívio familiar ainda é a melhor opção para se proteger da doença. No entanto, em dias de temperatura alta fica difícil manter a distância da piscina.


Uma solução viável para permitir o acesso à piscina com segurança é estipular limitações ao número de banhistas, garantindo o correto distanciamento e menor probabilidade de contágio.


A administração pode adotar, ainda, o esquema de divisão de faixas horárias por apartamento, o que garante o uso simultâneo da piscina apenas por moradores da mesma unidade.




3. Proibição de visitantes nas piscinas


Alguns condomínios já proibiam visitantes na área da piscina mesmo antes do coronavírus, mas a regra tende a se popularizar agora. A medida, que deve ser discutida em assembleia, tem o potencial de reduzir as chances de contaminação.


Isso porque, para garantir o distanciamento adequado, é preciso reduzir ao máximo a quantidade de pessoas em um mesmo ambiente.


Ainda que de forma temporária, a proibição de visitas significa que moradores poderão continuar aproveitando a área de lazer sem comprometer sua saúde.




4. Álcool 70% e sabão nos banheiros da área de lazer


A prática de lavar e higienizar as mãos com frequência ainda é recomendação primordial de especialistas para garantir a eliminação de agentes infecciosos obtidos em superfícies.


Para isso, é importante que banheiros e pias na área de lazer contem com sabão e álcool a 70% à disposição dos moradores para garantir a higienização constante de mãos.




Σχόλια


Ο σχολιασμός έχει απενεργοποιηθεί.
bottom of page