O porteiro exerce uma função essencial condomínios, principalmente no que diz respeito à segurança, pois é o principal responsável pelo controle de entrada.
Entretanto, o papel desse profissional não se restringe a isso, estendendo-se muitas vezes ao controle e organização de correspondências e encomendas recebidas, monitoramento de circuito interno e atendimento telefônico.
Por isso, a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados e versáteis para atender às demandas do condomínio moderno faz crescer a exigência quanto ao perfil do profissional adequado às atribuições da portaria.
Veja, a seguir, algumas dicas para assegurar o bom funcionamento da portaria e um serviço eficiente.
1. Começando pelo básico: trato com respeito e cordialidade
Respeito e a cordialidade são premissas importantes no desempenho de qualquer profissão. Por isso, um bom porteiro deve ser orientado a sempre pautar o tratamento dirigido aos moradores, funcionários e visitantes dentro desses valores, prezando pelo boa convivência.
Vale lembrar que a atividade do porteiro é exercida diariamente e o contato, sobretudo com moradores é frequente. Portanto, manter um bom relacionamento com todos é essencial para evitar situações desgastantes. Moradores também devem lembrar que o respeito e a cordialidade devem partir dos dois lados.
2. Porteiro é como o motorista: 100% de atenção nas atividades principais
Para que as atividades da portaria não sejam prejudicado por fatores externos, moradores devem ser conscientes de que o porteiro não é obrigado a realizar tarefas que extrapolem suas obrigações.
Vigiar crianças e animais durante seu turno, carregar volumes e compras, realizar manobrar veículos, por exemplo, devem ser evitados.
3. Portaria segura e confortável traz trabalho eficiente
Desempenhar um bom trabalho requer condições para manter o profissional sempre motivado. Para tanto, a administração deve se certificar de prover um ambiente adequado na portaria, prezando pela ventilação ou climatização do espaço, promovendo medidas e segurança, que inviabilizem a exposição do porteiro a situações de risco e garantindo a comunicação direta com autoridades e administração em caso de urgências.
4. Terceirizar é sinônimo de profissionalizar
A contratação de mão-de-obra especializada é imprescindível para a assegurar profissionalismo no desempenho das atribuições do porteiro. Para isso, a terceirização da atividade pode ser uma alternativa de garantir que profissionais amplamente especializados, treinados e capacitados para cada atividade.
A Contato Condomínios conta com o serviço de terceirização de mão-de-obra, assegurando a seleção e contratação de porteiros com treinamento específico, além de promover a reciclagem e atualização periódica dos profissionais.
Comments