top of page
  • Foto do escritorContato Condominios

Condomínio do futuro: o que os moradores esperam

A vida em propriedades coletivas é algo bastante familiar aos brasileiros. Ao longo do tempo, a possibilidade de conviver em comunidade e até o status conferido pelo tipo de moradia foram sendo substituídos pela conveniência de morar nos grandes centros urbanos e, sobretudo, pela preocupação com a segurança.


Como movimento esperado de toda evolução, as exigências dos moradores também mudam constantemente. Hoje, o progresso tecnológico permite que a automação e integração de soluções facilite ainda mais a vida dos condôminos, e, portanto, as propriedades modernas precisam estar adequadas aos anseios dos novos moradores.

O acesso eletrônico, a gestão digital do condomínio, uso de geradores inteligentes, e realização de assembleias virtuais cativam cada vez mais adeptos e se tornam um diferencial na hora de escolher o novo lar, já que garantem maior rapidez e comodidade à vida dos moradores. Entenda, a seguir, como funcionam essas tecnologias.


1. O acesso eletrônico se baseia no uso de tecnologias de áudio, vídeo e sensores para monitorar os movimentos de entrada e saída do condomínio de forma remota.

A tecnologia oferece vantagens como redução de custos, já que requer apenas investimento de instalação pagamento de mensalidade pelo uso do serviço, assim como agilidade na resposta a situações críticas, como emergências médicas e policiais.

Vale lembrar, no entanto, o condomínio deve ficar atento ao cumprimento da nova Lei Geral de Proteção de Dados, que também se aplica no âmbito condominial e estabelece regras para o uso e tratamento de dados pessoais de condôminos e visitantes.


2. Geradores inteligentes são, como o nome sugere, equipamentos de geração de eletricidade acionados em caso de quedas ou interrupção no fornecimento de energia elétrica. A novidade dos equipamentos mais modernos, no entanto, fica por conta do acionamento automático do gerador, bem como o monitoramento e execução de todas as tarefas necessárias para controlar e proteger o equipamento, o que confere redução de custos com a operação e configuração dos geradores, além de segurança com a operação realizada através de software.


3. As assembleias virtuais ganharam popularidade durante a pandemia de Covid-19, já que com a necessidade de distanciamento social, a realização de reuniões ficou limitada ou até inviável, em alguns casos.

O formato virtual é basicamente o mesmo de uma assembleia tradicional, no entanto, como o nome sugere, em ambientes virtuais. Durante a reunião, moradores, síndico e administradores podem trocar informações, fazer votações e discutir todos os assuntos pertinentes ao edifício de forma remota, através do uso de plataformas como Google Meet, Zoom ou Microsoft Teams.


A Contato Condomínios conta com um time de profissionais capacitados para ajudar condomínios e clientes a simplificar a gestão condominial, facilitando a modernização da propriedade e garantindo o cumprimento da legislação.

Peça-nos um orçamento sem compromisso.





Comentarios


bottom of page