top of page
  • Foto do escritorContato Condominios

Viagem de fim de ano: veja cuidados essenciais a serem tomados pelo condomínio e moradores

A temporada de celebrações de fim de ano traz consigo um aumento no interesse por viagens entre os moradores, afinal, a época é ideal para matar a saudade da família que, às vezes, mora distante ou simplesmente para aproveitar os dias de folga.


Entretanto, antes de começar as viagens de Natal e Ano Novo é preciso adotar precauções para evitar problemas no retorno. De acordo com especialistas em segurança pública, o fim do ano conta com maior registro no número de assaltos em propriedades privadas, o que requer atenção redobrada do condomínio.



Já no âmbito das unidades, é preciso ficar atento aos cuidados ligados à segurança interna do imóvel, prevenindo acidentes e gastos excessivos por desperdício de água e energia.

Veja, a seguir, dicas de fim de ano que devem ser consideradas por condomínios e moradores neste mês de dezembro.


Cuidados no condomínio


- Menor movimento, maior atenção à segurança. O mês requer o reforço de cuidados com a portaria. Advirta porteiros, zeladores e demais funcionários quanto à necessidade de redobrar a atenção na liberação de entrada de visitantes. A checagem de informações com a unidade procurada é imprescindível para evitar cair em golpes de falsos prestadores de serviços e visitas.


- O mesmo alerta vale para o condômino. Conscientize moradores quanto à necessidade de avisar previamente à portaria sobre visitas, entregas e serviços. Tal atitude pode evitar aglomerações e confusão na portaria.


- A época aumenta também o tráfego de pessoas e veículos na entrada do condomínio, por isso o cuidado com crianças deve ser reforçado. É importante alertar pais e responsáveis para evitar a permanência de crianças desacompanhadas nas áreas comuns do edifício.


Cuidados na unidade: Alerta aos moradores


- Procure alertar moradores quanto aos perigos de equipamentos elétricos ligados desnecessariamente durante viagens. Jogos de luzes, pinheiros auto iluminados e enfeites natalinos elétricos devem permanecer desligados durante todo o período de ausência.


- O mesmo vale para velas, incensos, defumadores que nunca devem ficar acesos sem supervisão, sob o risco de provocar incêndios.



- Janelas, sacadas e portas devem ser fechados antes de deixar o apartamento, isso evita alagamentos e estrago de moveis e paredes pela ação das chuvas, que são frequentes no período.


- Moradores também devem ficar atentos à interruptores, torneiras e chaves de água e gás, que devem ficar desligados em caso de ausências. A medida, além de dar maior segurança quanto à prevenção de acidentes por vazamentos, também representa economia, evitando desperdícios.


bottom of page