top of page
  • Foto do escritorContato Condominios

Verão 2020: como usar o ar-condicionado economizando energia?

Com a chegada do verão o ar-condicionado se torna um aliado essencial para enfrentar o calor. Em 2019, estima-se que a compra de aparelhos de ar split ou de janela tenha aumentado 80% durante o clima quente em diferentes regiões.


No entanto, é preciso tomar algumas precauções para evitar problemas. Um deles é o possível gasto excessivo de energia elétrica. Estima-se que o eletrodoméstico contribua para um aumento de até 50% na fatura de luz.


Veja, a seguir, quatro recomendações de especialistas para usar o ar-condicionado da maneira correta e evitar dores de cabeça.




1. Evite usar em potência máxima


A preocupação com o aumento na fatura de energia elétrica pelo uso do ar-condicionado é recorrente entre os moradores. Uma alternativa para minimizar grandes impactos é evitar deixá-lo na potência máxima.


O recomendável é manter a temperatura do aparelho com certo equilíbrio em relação ao meio externo, garantindo menos trabalho da máquina para atingir a temperatura mais fria.


Manter o termostato entre 23° e 25° é recomendável para evitar a discrepância térmica, pois garante a redução no consumo de energia elétrica e mantendo ambiente fresco e confortável.




2. Mantenha o ar-condicionado limpo


A limpeza do ar-condicionado também pode contribuir para melhorar o rendimento do aparelho. Isso porque a sujeira pode dificultar a ventilação e fazer o compressor trabalhar por mais tempo para resfriar o mesmo ambiente.


Estima-se, por exemplo, que filtros sujos provoquem consumo cerca de 20% a mais de energia, refletindo diretamente no orçamento mensal.


Os benefícios da limpeza também contribuem para a saúde, pois evita problemas respiratórios decorrentes da poeira acumulada. Filtros de ar limpos eliminam ácaros e bactérias, melhorando a qualidade do ar absorvido.


Mas, para isso, devem ser higienizados com regularidade. Segundo a Samsung, é indicado limpar o filtro a cada duas semanas.




3. Mantenha a casa ventilada fora das faixas de pico


Manter a casa ventilada pode ajudar a reduzir a temperatura e influenciar diretamente na eficiência do ar-condicionado. Com um ambiente menos abafado, o aparelho tende a precisar de menos tempo para resfriar.


Durante as horas menos quentes do dia, prefira abrir portas e janelas para arejar naturalmente o aparamento, evitando retenção de calor.


Além de contribuir para o funcionamento do equipamento, a medida renova o ar e reduz chances de propagação de infecções respiratórias a provocada pelo coronavírus.




4. Cuidados e regras na instalação de novos aparelhos


Antes de substituir ou instalar novos aparelhos é importante ficar atento aos aspectos técnicos e regras do condomínio para evitar acidentes e problemas.


Verifique se o prédio possui a estrutura necessária para receber o aparelho escolhido, observando se a instalação elétrica suporta a carga de energia necessária ao funcionamento do ar-condicionado.


Outro aspecto relevante diz respeito às normas de padronização e estética no posicionamento da unidade externa (condensadora).


Alguns prédios contam com espaços previamente destinados à colocação das máquinas e proíbem sua instalação em local diverso, sob pena de multa e obrigação de remover o aparelho.


Se não houver proibição nem padronização estabelecida pela assembleia, o condômino pode instalar o ar-condicionado em local de sua escolha, após a observância dos critérios anteriores.




ความคิดเห็น


ปิดการแสดงความคิดเห็น
bottom of page