top of page
  • Foto do escritorContato Condominios

Terceirização de mão de obra: por que é importante para o condomínio?

Fazer uma boa gestão condominial requer dedicação a atividades que, muitas vezes, podem ser prejudicadas pela necessidade de acompanhar serviços de um funcionário. Em casos como esse, os terceirizados podem ajudar a manter o foco.

A terceirização de atividades implica em delegar a responsabilidade de contratação e execução de um serviço a um terceiro. Via de regra, trata-se de uma empresa especializada no ramo e que poderá entregar melhores resultados no serviço prestado.

Atividades de limpeza e conservação de espaços, jardinagem, recepção, portaria e segurança são exemplos de serviços que podem ser prestados por terceiros e que representam benefícios significativos na gestão condominial.

Ao contratar prestadores de serviços do tipo, o gestor pode se dedicar melhor a tarefas complexas de administração, contabilidade, resolução de questões jurídicas e fiscais entre outras. Veja, a seguir, algumas das principais vantagens que a terceirização de serviços pode trazer ao condomínio.




1. Inexistência de vínculo trabalhista

Muito embora o condomínio possa ser acionado de forma subsidiária na relação com os trabalhadores terceirizados, a responsabilidade direta por contratar e comandar o funcionário fica a cargo da empresa escolhida.

Tal característica pode atribuir um caráter mais profissional à relação, mitigando possíveis problemas com o desempenho do trabalhador.

Isso quer dizer que sempre que o trabalho desenvolvido possa não corresponder às expectativas do condomínio tomador do serviço, será possível acionar a empresa contratada para que esta adote as providencias necessárias a otimização do serviço prestado, com a substituição ou treinamento adequados ao profissional.




2. Garantia de experiência e mão de obra especializada

A contratação de empresas sérias e com experiência na prestação de serviços traz consigo a garantia de mão de obra especializada, com capacidade técnica para realizar atividades complexas, sem que para isso o condomínio seja obrigado a arcar com custos de treinamento e reciclagem de profissionais.

A terceirização assegura a prestação de serviço com assertividade, menos riscos, imprevistos e com maior probabilidade de corresponder às expectativas do condomínio.




3. Redução de custos

Terceirizar atividades importa em redução de custos na aquisição de produtos e instrumentos. Isso porque, em geral, a contratação do serviço pode contemplar também os materiais de trabalho, como produtos de limpeza, ferramentas, entre outros itens necessários para exercer a atividade.

Além disso, os profissionais contratados por empresas especializadas, geralmente, são capacitados para evitar perdas e desperdício de material, reduzindo custos ao condomínio.

A terceirização também representa importante diminuição nos custos gerados por demissões, rescisões contratuais e substituições de funcionários. A responsabilidade com salários, benefícios e impostos de natureza trabalhista, vale lembrar, ficam a cargo da empresa contratante.




4. Foco no que é mais importante

A terceirização de serviços na administração condominial pode ser significativa na economia de tempo do síndico, abrindo espaço para o empenho em questões prioritárias e que geralmente não podem ser delegadas.

É claro que o acompanhamento de atividades de limpeza e conservação, por exemplo, ainda pode ser compartilhado com a gestão do condomínio. O gestor, por sua vez, pode devolver o feedback sore a qualidade do serviço prestado.

Entretanto, delegar a coordenação dessas atividades a uma empresa especializada significa uma redução considerável da carga de responsabilidade antes atribuída à administração.

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page