Tema bastante atual e protagonista nas discussões municipais deste ano é a destinação do lixo. O condomínio moderno e sustentável precisa de ações de tratamento adequado do lixo que é produzido nas unidades, e incentivar a reciclagem com a instalação de contêineres separados, assim como a destinação de espaço adequado para cada tipo de resíduo é o primeiro passo.
Separar corretamente o lixo pode fazer a diferença na qualidade de vida da comunidade de proprietários além de ser também uma importante contribuição a gestão dos resíduos de toda a cidade.
Preparamos uma lista com dicas essenciais para conscientizar moradores à adoção de atitudes sustentáveis e iniciar a implementação da coleta seletiva no âmbito condominial. Acompanhe.
· Informação e conscientização são palavras de ordem na reciclagem. Inicie campanhas informativas nas áreas comuns, através de cartazes afixados em áreas de maior circulação no condomínio. O mesmo material informativo também pode ser divulgado durante as assembleias.
· Incentive a reutilização pelos moradores. O problema do lixo no mundo é urgente, e começa a ser solucionado desde a origem, com a diminuição do descarte.
· Encorajar moradores a realizar o descarte de resíduos separados dentro de casa é o primeiro passo para garantir o sucesso da coleta seletiva. Informe-os sobre a necessidade de manter diferentes recipientes para material orgânico e reciclável, assim como da importância de retirar excessos de resíduos, sobretudo de alimentos, de embalagens e frascos recicláveis, evitando maus odores e contaminação às demais embalagens.
· Nem sempre o condomínio dispõe de recurso necessário para implantação de contêineres de lixo reciclável, por isso, discuta em assembleia sobre a importância de implementar o sistema na comunidade, assim como os benefícios da iniciativa a curto e longo prazo.
· Por fim e, não menos importante, verifique o melhor espaço para a disposição dos recipientes de lixo reciclável e atente-se às cores de cada material: amarelo para metais, verde para vidro, azul para papel e vermelho para plásticos.
· Antes da instalação das lixeiras, faça um estudo sobre a capacidade necessária para atender a todo o condomínio. Tenha em mente que o lixo reciclável não requer coleta diária, caso descartado adequadamente.
Comments