Embora existam vários tipos de auditoria, no âmbito condominial a modalidade preventiva cumpre o importante papel de identificar possíveis falhas contábeis na gestão, buscando antever problemas futuros que podem decorrer de erros. Além disso, trata-se de uma forma de revisar as contas, diminuir gastos e aperfeiçoar os processos administrativos.
A auditoria deve ser feita por especialistas em contabilidade, que farão a análise dos livros e registros contábeis do condomínio e emitirão parecer sobre a razoabilidade dos gastos e informações contidas nos documentos, assim como o cumprimento das normas contábeis.
Muito embora os condomínios não estejam obrigados a realizar auditorias preventivas, o procedimento pode ser útil à tomada de decisões sobre o gasto condominial, assim como ajudar síndicos e administradores a estabelecer medidas para alcançar um bom controle financeiro e administrativo. Isso porque, ao realizar uma análise de balanço, é possível identificar claramente as situações que constituem um risco e planejar estratégias para alcançar uma gestão eficiente da receita condominial.
Quando o condomínio deve realizar uma auditoria?
A auditoria condominial pode ser realizada de forma preventiva, para auxiliar o condomínio a manter as contas em conformidade, ou investigativa, quando há evidências de gastos excessivos, discordância entre síndico e administradores, reclamações de moradores, ou por exigência do conselho fiscal. A prática viabiliza o acesso do profissional ou empresa encarregada do procedimento às contas, recibos e contratos, folha de pagamento dos funcionários, relatório de inadimplência e recolhimento de tributos.
Como escolher os melhores profissionais e empresas de auditoria condominial?
Para uma auditoria objetiva e isenta, é importante contratar empresas experientes, com profissionais registrados pelo Conselho Regional de Contabilidade local, e que tenha referências no mercado.
Uma delas é a Contato Condomínios, que atua no mercado há mais de dez anos e conta com equipe de contadores qualificada. São características que ajudam a garantir maior qualidade na prestação do serviço e transparência do processo para assegurar proteção aos ativos condominiais e o desenvolvimento de estratégias para a gestão.
Commentaires