Manter as contas do condomínio em dia é uma tarefa que requer disciplina e prudência na administração, sobretudo em tempos de crise. No entanto, além de evitar a inadimplência com o pagamento da taxa condominial, o condômino também pode desempenhar um papel fundamental para o equilíbrio financeiro do condomínio.
Por isso, separamos dicas que podem fazer a diferença no fechamento mensal das despesas condominiais, evitando reajustes e prejuízos financeiros a todos os cotistas.
No primeiro artigo da série #MoradorConsciente, confira como consumir água e gás de maneira mais inteligente.
1. Faça manutenção para evitar vazamentos
O uso consciente de água, além de diminuir o peso da despesa condominial, é também um ato de responsabilidade ambiental. Por isso, fique atento a vazamentos em torneiras e descargas que possam estar desgastados pelo uso.
Uma boa estratégia é fazer manutenção periódica dos pontos de água da unidade, para detectar e consertar eventuais vazamentos e substituir peças de vedação desgastadas.
2. Redobre a atenção no banheiro
Vazamentos em descargas na maioria das vezes são imperceptíveis. No entanto, pode ser possível detectá-los ao pingar uma pequena quantidade de corante na água do reservatório.
Fique atento, pois mesmo um pequeno gotejo de água pode significar o desperdício de mais de 40 litros por dia, segundo dados divulgados pela Companhia de Saneamento do estado de São Paulo.
Fechar torneiras e chuveiro ao fazer a barba, escovar os dentes e ensaboar-se também são formas eficientes de evitar o desperdício.
3. Desligue o gás em determinados horários
O uso de gás canalizado tem se tornado cada vez mais comum em edifícios por oferecer maior comodidade aos moradores. O consumo de forma responsável além de evitar desperdícios, é medida de segurança ao condômino e a todo o edifício.
Manter as chaves de abertura e fechamento desligadas, durante a noite ou enquanto não utiliza o fogão, evita o escapamento em caso de botões acidentalmente ligados.
4. Acenda o fogão da maneira correta
Em caso de fogões não automáticos, com acendimento manual, acender a chama do fósforo ou acendedor, antes de acionar os botões, evita a liberação desnecessária de gás. Além disso, a medida reforça a segurança impedindo desperdício.
O uso de panelas maiores também requer mais energia para aquecer suficientemente. Portanto, prefira sempre o uso de recipientes adequados à quantidade de alimentos a ser preparada.
5. Limpe queimadores com regularidade
A manutenção de queimadores limpos e desobstruídos contribui para melhor aproveitamento do consumo. Queimadores entupidos consomem maior quantidade de gás e podem favorecer vazamentos.
Comments