top of page
  • Foto do escritorContato Condominios

IPTU 2021: Veja como emitir a guia para pagamento do imposto em Ananindeua

Na segunda parte da série de matérias especiais de início de ano, a Contato Condomínios traz um breve tutorial para auxiliar clientes e amigos do município de Ananindeua na emissão da 2ª Via de guia para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU.


Como na capital, a cobrança do imposto em Ananindeua é realizada através de guias de recolhimento enviadas ao domicílio do contribuinte, em que a Administração disponibiliza a opção de pagamento do tributo em cota única com desconto de 20%, ou em até oito parcelas.


Assim, para evitar perder os descontos concedidos para pagamento em cota única, ou o atraso de parcelas, proprietários de imóveis de Ananindeua que precisem acessar uma segunda via do documento podem fazer o download das guias através do site da Secretaria de Gestão Fazendária do Município.


Veja, abaixo, o tutorial preparado pela Contato Condomínios para auxiliar na emissão do documento.


1. Entre no site da SEGEF e, na lateral direita da tela, clique no banner “Pague seu IPTU e demais tributos”;



2. Na próxima página, escolha a opção “IPTU e TLLF 2021 (Parcela 01 a 08)” no menu disponibilizado na lateral direita da tela;



3. Na janela em seguida, selecione a opção “IPTU imobiliário” e preencha o campo com o número de cadastro do imóvel, sem o dígito. Após, escolha o tipo de carnê, assim como o ano do débito (2021) e clique em "gerar documento";



4. Na próxima janela clique na opção “Visualizar” para exibir o documento;



5. Em seguida será possível visualizar o PDF com as guias e opções de pagamento disponíveis, assim como seus respectivos vencimentos. Confira os dados, verifique se se informações correspondem ao imóvel pesquisado e, caso estejam corretas, imprima a guia para pagamento na rede bancária autorizada.



Comentarios


bottom of page