top of page
  • Foto do escritorContato Condominios

Inadimplência em condomínios: Soluções amigáveis para resolver o problema

O mês de janeiro traz consigo despesas extras e responsabilidades tributárias que influenciam diretamente na divisão do orçamento familiar. IPTU, IPVA, matricula escolar e outros gastos extras que acabam competindo diretamente com o pagamento da taxa condominial e, talvez esta seja a época em que a administração precisa estar mais próxima do condômino, oferecendo soluções viáveis de pagamento de taxas, evitando o acúmulo de valores atrasados.

Veja, a seguir, de que forma o condomínio pode incentivar a comunidade de moradores a evitar a inadimplência.





1. Disponibilize boletos de cobrança em plataformas digitais


Facilitar o dia a dia do condômino é o primeiro passo para evitar a inadimplência. A dificuldade para emitir boletos de taxas condominiais pode levar o morador ao atraso no pagamento caso não seja possível ter acesso à segunda via do documento perdido ou extraviado.

Para evitar o inconveniente, mantenha à disposição de condôminos o acesso a sites e aplicativos que possibilitem a emissão de segunda via de forma rápida, prática e segura.


2. Facilite a quitação de débitos atrasados


Facilitar a quitação de débitos em atraso pode ser uma saída benéfica tanto para o morador inadimplente quanto para o condomínio. Isso porque, dependendo do caso e do valor cobrado, arrastar a dívida a uma possível cobrança judicial pode significar prejuízos para a comunidade de moradores e maior dificuldades para o morador inadimplente conseguir arcar com a dívida crescente.

O parcelamento de débitos é uma boa alternativa para conciliar o pagamento de taxas vencidas e vincendas.


3. Ofereça a possiblidade de cartão de crédito


O cartão de crédito é um importante aliado dos brasileiros na hora de executar o orçamento mensal. Por isso, oferecer ao condômino a possibilidade de efetuar o pagamento e parcelamento da cota condominial por esse meio de pagamento, além de opção segura para o condomínio, é medida que facilita a vida dos moradores, permitindo o cumprimento do compromisso condominial sem abdicar de uma reserva em dinheiro.


Opmerkingen


Opmerkingen zijn uitgezet.
bottom of page