top of page
  • Foto do escritorContato Condominios

Decoração natalina: Saiba como aproveitar a temporada de natal com segurança no condomínio

Dezembro é o mês de decorar a casa para esperar a chegada do Natal. A tradição, originada na Alemanha do século XVI, se espalhou rapidamente pelo mundo e hoje não há quem resista ao charme das luzes e o colorido dos enfeites natalinos.


Entretanto, moradores precisam ficar atentos à qualidade dos artefatos e adequação ao ambiente a que se destinam para evitar problemas elétricos que possam comprometer a segurança da unidade e do condomínio.



A Contato preparou uma lista de informações indispensáveis na hora escolher as melhores luzes natalinas e evitar acidentes e acontecimentos desagradáveis. Confira.


  • Reutilizar é bom, no entanto antes de instalar os jogos de luzes usados em anos anteriores, verifique a condição geral dos fios e isolamento de lâmpadas para evitar curto-circuitos. Caso precise fazer pequenos reparos, nada de fitas adesivas inapropriadas, utilize sempre fita isolante de boa qualidade.


  • Se for renovar o conjunto de enfeites, fique atento a pisca-piscas, mangueiras e jogos de luzes avulsas, certifique-se que os artefatos são de boa procedência e possuem certificação de controle de qualidade.



  • Verifique se a tensão das lâmpadas é compatível com a tensão da rede elétrica da unidade.


  • Ligar na tomada só depois de montar. Isso evita choques elétricos por possíveis falhas no isolamento de fios ou emendas que tenham passado despercebidos. O mesmo vale para a substituição de lâmpadas, que não pode ser feita com o aparelho conectado à energia elétrica.


  • Na ornamentação de janelas, sacadas, grades ou jardins exteriores o cuidado deve ser redobrado. A incidência de chuvas nessa época do ano é alta em Belém e Região Metropolitana, por isso jogos de luzes utilizados nestas áreas precisam ser resistentes à água e a umidade.

Em caso de dúvidas quanto à tensão da rede elétrica ou regras de decoração externa em sacadas, pergunte sempre ao síndico ou administração do condomínio.

Commenti


bottom of page