O inverno amazônico chegou e, junto com a temporada de chuvas, surge a necessidade de adotar precauções extras para evitar problemas no condomínio.
Alagamentos, água parada, risco de quedas, problemas no abastecimento de eletricidade são algumas das reclamações recorrentes no período. Veja, a seguir, as dicas da Contato para enfrentar os dias chuvosos sem grandes preocupações.
1. Risco de quedas
O aumento das chuvas faz subir também a probabilidade de existirem pontos de retenção de água nos pisos, o que pode aumentar o risco de quedas entre moradores e colaboradores.
Por isso, é imprescindível ficar de olho nos desníveis e frestas no piso, mantendo áreas escorregadias e propensas ao acúmulo de água bem sinalizadas, para evitar quedas e outros acidentes. A Atenção deve ser redobrada nas áreas externas e sem cobertura, que sofrem com a incidência direta das chuvas.
2. Interrupção no fornecimento de energia
As quedas e interrupções no fornecimento de energia elétrica são mais comuns durante a temporada de chuva e, por isso, condomínios que contam com geradores elétricos devem estar preparados e abastecidos para situações que exijam a ativação do equipamento.
O condomínio deve ficar atento também a emergencias, como por exemplo, o resgate de passageiros no elevador, que deve ser rápido e seguro, executado por profissional devidamente treinado para a situação, a fim de evitar pânico entre os moradores.
É importante colocar lanternas à disposição de porteiros e zeladores. Embora a maioria dos smartphones contem com o recurso, vale lembrar da limitação no tempo de uso e da impossibilidade de recarregar baterias durante os apagões.
3. Água parada
O excesso de chuvas na região aumenta o risco de água parada, o que traz consigo maior probabilidade de criadouros de mosquitos da Dengue.
Para evitar esse problema, certifique-se que manter caixas e reservatórios de água cobertos, containers de lixo tampados e abrigados da incidência de chuva, assim como a eliminação constante de água empoçada no piso ou em calhas e valas de escoamento.
Piscinas, brinquedos e plantas também devem ser tratados e fiscalizados a todo momento para garantir a inexistência de criadouros.
4. Obras infinitas
O Condomínio deve prezar pela eficiência e minimizar, sempre que possível, transtornos causados aos moradores. Por esta razão, as obras durante o inverno devem ser evitadas.
Isto porque as chuvas diárias quase sempre forçam a interrupção das atividades, o que pode prolongar a execução da obra por muito mais tempo que o previsto inicialmente, estendendo também o incômodo aos condôminos e vizinhos.
Caso a obra não seja necessária ou urgente, a administração deve planejar sua execução para a temporada de sol, o que pode significar economia de tempo, custos e aborrecimento entre a comunidade.
Comments