top of page
  • Foto do escritorContato Condominios

Condomínio do futuro III: Área verde e qualidade de vida

Na série de matérias sobre o condomínio ideal, vimos a tecnologia como um diferencial na hora de escolher o novo lar. No entanto, outras características do condomínio também ocupam lugar de destaque antes de optar por comprar um imóvel. É o caso, por exemplo, da busca por qualidade de vida sobretudo para quem mora em centros urbanos.


Fugir da poluição visual, agitação urbana, e do trânsito ruidoso, são alguns dos motivos que impulsionam a busca por condomínios com área verde. Além disso, esses condomínios, geralmente afastados dos grandes centros, dispõem de mais espaço, o que pode beneficiar a saúde mental de moradores, reduzindo o estresse provocado pela sensação de confinamento que podem apresentar alguns apartamentos.


Embora o tipo de empreendimento imobiliário tenha ganhado espaço na lista de desejos de proprietários desde os anos 90, a crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 colocou os condomínios situados em grandes enclaves de área verde no topo dessa lista, já que a necessidade de distanciamento social para conter o avanço do Coronavírus forçou governos à adoção de medidas de lockdown, elevando a importância de ter espaço para reduzir a sensação de clausura.


De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA), a procura por imóveis em condomínios horizontais no estado seguiu a tendência do resto do país, experimentando um importante incremento no ano de 2020, também em razão da pandemia. Assim, a estratégia de escapar para propriedades fechadas fora da região urbana se tornou uma das principais alternativas para driblar as desvantagens de morar em espaços menores sem renunciar à segurança proporcionada pelo condomínio.


Além de proporcionar maior sensação de bem-estar pela disponibilidade de espaço, condomínios situados em áreas verdes também oferecem vantagens como temperaturas mais agradáveis, já que as copas das árvores bloqueiam a incidência de raios solares e atraem maior incidência de chuvas; estimulam a prática de esportes ao ar livre, já que moradores de áreas verdes tendem a aproveitar os espaços externos, sobretudo em caminhadas. Condomínios verdes também configuram iniciativas sustentáveis, ao contribuir para a preservação da flora local ou promover o plantio de árvores, reduzindo os impactos de uma nova construção no meio ambiente.


Fonte: O Liberal


Comments


bottom of page