No último dia 15, Belém acompanhou as cenas de uma criança para fora da janela de um apartamento no 10º andar de um condomínio em Belém. No vídeo, uma menina aparecia sentada na janela com os pés sobre a caixa do ar condicionado enquanto outra criança menor assistia a cena na parte interna do apartamento.
Embora possam chocar e causar desespero, situações como essa podem se repetir dentro de casa e é por isso que moradores com crianças devem ter atenção redobrada com os pequenos e contar com mecanismos de proteção em janelas e basculantes para maior tranquilidade. Veja, a seguir, três formas de manter crianças livres dos riscos oferecidos por sacadas e janelas desprotegidas.
1. Uso de grades
Uma das formas mais seguras e efetivas de evitar acidentes e quedas é o uso de grandes, entretanto, é importante verificar na convenção do condomínio se há alguma proibição ou definição de padronização para a sua instalação. Caso sejam proibidas pelo condomínio, as grades podem ser substituídas por outro material alternativo que ofereça a proteção desejada.
2. Telas ou redes de proteção
As telas para janelas e sacadas são úteis e versáteis pois, além do material garantir maior nível de proteção a crianças, também funciona como elemento de segurança para animais domésticos, já que as aberturas menores que as das grades não permitem, por exemplo, que gatos e cachorros possam pular de janelas e sacadas. Essas telas são geralmente feitas de poliéster, que é um material sintético bastante resistente e durável, que não é facilmente rompido por tensão e força.
3. Travas em janelas
Uma terceira opção de proteção aos pequenos moradores é a instalação de travas em janelas e portas. As travas existem em diversos modelos no mercado, adaptáveis aos diferentes tipos de janelas e prometem ser um reforço na segurança com mecanismos de bloqueio especiais para crianças.
As opções variam entre travas fixas e removíveis e vão desde limitações de abertura até o completo bloqueio da janela que só se libera com o uso de chaves especiais que devem ficar sob responsabilidade de adultos.
Comments