top of page
  • Foto do escritorContato Condominios

Como economizar energia elétrica e reduzir o valor da fatura?

A mudança no bandeiramento da tarifa de energia elétrica causou preocupação entre os consumidores da região norte do país, principalmente pela iminência da época mais quente do ano.


O uso de equipamentos de ar condicionado se torna quase indispensável no período cujas temperaturas costumam passar dos 33o C entre os meses de julho a setembro, levando à busca por formas alternativas de economizar energia.


A Contato Condomínios preparou uma lista de ações que podem auxiliar condôminos e administração nesse período. Confira a seguir.



1. Aproveite a claridade solar

Durante as horas de trabalho, procure priorizar ambientes naturalmente iluminados a fim de evitar o uso de lâmpadas. A dica também ajuda na produtividade, já que a luz solar é considerada um importante estimulante.


2. Substitua as lâmpadas por fluorescentes ou de LED

Depois de aproveitar a luz do sol é hora de pensar em formas inteligentes de iluminação noturna e, para isso, as lâmpadas fluorescentes e de LED podem ser importantes aliadas, podendo representar uma economia de até 85 % em relação às lâmpadas incandescentes, além de ter maior durabilidade, evitando substituições recorrentes.



3. Escolha equipamentos com selo de eficiência energética alta

Na hora de comprar eletrodomésticos e eletrônicos observe as etiquetas energéticas, o rótulo informativo que traz dados sobre a eficiência energética e outras características do equipamento.

Existem 7 classes de eficiência energética sendo a mais eficiente a classe A, que representa o menor consumo, e a menos eficiente classe G.


4. Use refrigeradores de forma eficiente

Evite aberturas desnecessárias de refrigeradores e freezers, pois quanto mais o aparelho troca energia com o exterior, maior será o consumo de energia elétrica para manter a temperatura interna ideal. Sobre estes eletrodomésticos também é importante checar se a vedação das portas ainda funciona corretamente.

Borrachas magnéticas desgastadas ou empenadas podem ser substituídas para proporcionar correto fechamento das portas.


5. Escolha o lugar certo para geladeiras

A disposição do refrigerador na cozinha também faz diferença. É importante manter o eletrodoméstico em local arejado e com pouca incidência de sol e calor do fogão por exemplo. Temperaturas externas mais altas provocadas pela chama e calor solar aumentam o consumo de energia para manter o equipamento em temperatura ideal.


6. Concentre o uso de energia nas áreas da casa de maior uso

Concentrar o uso de energia elétrica em poucos cômodos também é importante para garantir a eficiência no consumo. Sempre que possível, opte pelo uso de iluminação e ar condicionado em apenas uma área da casa.


1件のコメント


TV Box
TV Box
2021年10月20日

Bom dia Contato Condomínios . Muito interessante seu conteúdo!


Chegou a hora de você se aperfeiçoar!

Aprenda uma das profissões mais bem pagas do mercado brasileiro.

Elétrica Predial e Residencial.


Acesse esse link e saiba como: https://bit.ly/Aprenda-Eletrica-Residencial

いいね!
bottom of page